Fala pessoal, tudo certo? Dando continuidade a esta série de artigos, hoje vamos ver como buscar e exibir as informações do twitter.

Para quem ainda não viu, recomendo a leitura da primeira parte:
Acessando API do twitter via OAuth com PHP | Parte 1

Para buscar as informações no twitter, basta utilizar o método get() de nossa classe. O primeiro parâmetro é o recurso que será utilizado. Para saber os recursos da API do twitter é só acessar a documentação da API.

Confira a aplicação em funcionamento

1. Informações do usuário autenticado

Para descobrir as informações do usuário autenticado, podemos utilizar o recurso account/verify_credentials.

As informações retornadas pela API são alocadas no objeto $usuario, desse modo podemos exibir todas propriedades do objeto e seus respectivos valores através da função print_r().

No caso se eu estiver autenticado com meu twitter (@faael), o código acima irá retornar:

O resultado acima é apenas pra nós sabermos os nomes das propriedades, pois assim podemos exibir apenas as que interessam para nossa aplicação.

2. Atualizações dos amigos

Para recuperar as atualizações dos amigos do usuário autenticado, podemos utilizar o recurso statuses/home_timeline ou statuses/friends_timeline, a diferença é que o último não mostra os retweets.

O método get() aceita como segundo parâmetro um vetor com os parâmetros do recurso. Por exemplo, podemos limitar a quantidade de registros que serão retornados passando o parâmetro count. Para saber os parâmetros de um recurso, basta ver na documentação da API.

Alguns detalhes:

  • Linha 1: Como um usuário pode ter mais de uma atualização de amigos, percorremos a $timeline utilizando o laço foreach(). Portanto, tudo que está dentro do foreach será exibido para cada atualização;
  • Linha 5: acessamos a propriedade profile_image_url do objeto user (usuário que enviou o tweet), que nos retorna o caminho da imagem de exibição do usuário, este endereço é colocado no atributo src da tag img;
  • Linha 8: exibimos o apelido do usuário, linkando para seu profile no twitter;
  • Linha 21: transformamos a data retornada em string para time através da função strtotime() e depois formatamos ela com a função date().

3. Amigos / Seguidores

Para recuperar os amigos e os seguidores do usuário autenticado utilizamos, respectivamente, os recursos statuses/friends e statuses/followers.

É o mesmo esquema, utilizamos o método get() que nos retorna as informações de um recurso e então exibimos essas informações, como esses recursos retornam mais de um registro, precisamos utilizar o laço foreach().

4. Trends

Podemos recuperar também os trends topics, basta utilizarmos o recurso trends/:woeid. O :woeid é um parâmetro numérico que indica a localização dos trends (leias mais aqui), se informado 1, o retorno será os trends mundiais. O woeid do Brasil é o 23424768.

5. Atualizações de um usuário especifico

Para exibir as atualizações de um usuário especifico utilizamos o recurso statuses/user_timeline. Passamos como parâmetro o id ou screen_name do usuário.

6. Concluindo

Bom pessoal, infelizmente não é possível eu detalhar todos os recursos, até porque a documentação da API já faz isso, mas tentei pelo menos passar o conceito para acessar um recurso, com isso podemos acessar qualquer recurso disponível na API, basta apenas descobrir o nome do recurso e seus parâmetros na documentação da API.

Qualquer dúvida sobre um recurso que foi ou não abordado aqui, deixe um comentário. Estou aprendendo agora também utilizar a API do twitter, então qualquer sugestão, correção ou melhoria é bem vinda, ok?

Download dos arquivos

Na próxima etapa iremos alterar informações do usuário autenticado. Até breve.
Abraços.