Quem programa na web ou mesmo quem trabalha em relação a web, muitas vezes se depara com formulários e consequentemente com a validação de dados. Porém, eu desenvolvi uma simples classe para que a validação dos dados seja de forma mais rápida, pois você não precisa ficar repetindo o código toda vez que precisar validar os dados do formulário.

Antes de mais nada, clique aqui para baixar o arquivo de validação.

Esta classe valida os seguintes tipos de dados:

Primeiramente, é necessário incluir o arquivo de validação:

ou

Agora já podemos trabalhar com a classe. Vamos supor que o usuário já preencheu um formulário e nesse arquivo iremos receber os dados dele:

O código acima é somente um exemplo para podemos entender como funciona a classe. Bom, acho que até aqui nenhum segredo, certo? É agora que entra a classe de validação, antes de mais nada precisamos instanciar a classe:

Já com a classe instanciada, podemos iniciar a validação dos dados, para validarmos o nome por exemplo, vamos utilizar o validarCampo, ou seja:

Agora validamos os outros dados com suas devidas funções:

Além da verificação dos dados, temos que saber se houve algum erro para podermos, por exemplo, inserir os dados no banco de dados. Para isso, a classe também tem a função verifica(), que vai verificar se houve algum erro nos dados:

Pronto, conseguimos validar os dados com um código menor e em menos tempo. Você também pode alterar as mensagens de erro no validacao.php, logo no início do código é possível customizar as mensagens de acordo com sua necessidade:

Você pode editar a classe de acordo com sua necessidade, pois talvez não seja muito flexível, porém por diminuir nosso código, pode ser muito útil no dia-a-dia.

Compartilhe
Share on Facebook2Share on Google+0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someone