Olá pessoal, desculpem pela ausência, mas é que eu estou trabalhando em alguns projetos e o tempo está curto. Hoje nesse artigo vou mostrar como fazer um upload de uma imagem para o servidor e também gravar isso no banco de dados.

Vou utilizar como exemplo um mini-portal, onde o usuário irá se cadastrar e escolher sua foto de exibição. Então, vamos lá.

1. Banco de dados

Vamos criar nossa tabela de usuários:

2. Formulário de cadastro

Agora vamos desenhar nosso formulário e apontar a action para o mesmo arquivo:

IMPORTANTE: nunca se esqueça que quando se trata de arquivos, precisamos adicionar ao nosso form a seguinte propriedade: enctype=”multipart/form-data”

3. Cadastrando Usuário

Como a action está apontando para o próprio arquivo, nosso código vai nele mesmo:

Resumindo, nós pegamos a imagem enviada, verificamos se ela está dentro dos limites permitidos, depois jogamos essa foto na pasta fotos/ do servidor e na tabela de usuários do banco de dados adicionamos as informações do usuário juntamente com o nome da foto.

OBS: não esqueça de dar pemissão de gravar na pasta onde serão gravadas as fotos.

4. Exibindo a imagem

Agora é simples. Vamos supor que queremos exibir as informações de todos os usuários, incluindo a foto:

5. Excluindo imagem

E se for necessário excluir um usuário? Simples, utilizamos o comando delete e tudo certo, porém a foto dele vai continuar lá na pasta fotos/ do nosso servidor. A solução é simples, utilizamos a função unlink(). Vamos supor que queremos remover o usuário de ID = 1 e sua respectiva foto:

6. Conclusão

Podemos concluir que é muito simples fazer upload de uma imagem para o servidor, e não só apenas imagem, poderia ser qualquer outro arquivo, só mudaria o modo de validação. Espero que vocês tenham entendido, até o próximo artigo. Abraços.

Download dos arquivos

Compartilhe
Share on Facebook43Share on Google+8Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Email this to someone